Cursos 24 Horas

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

#EuVotoDistrital ajude você também nessa campanha

Nessas ultimas semanas em uma das minhas horas vagas no twitter, lendo muita besteira, acabei me deparando com um assunto que até então tem uma grande importância no contexto politico de nosso país e que escuto falar muito que é o Voto Distrital, que acabei ficando adepto desse movimento. (logo abaixo tem mais informações sobre essa campanha) E você pode ajudar também já são mais de 100 mil apoiando o movimento a favor do #EuVotoDistrital. Participe! Assine para chegarmos em 200.000


O Voto Distrital é um sistema eleitoral que permite fiscalizar de perto o político eleito e assim podemos realizar as mudanças que desejamos ver no Brasil. É o cidadão com mais poder de decisão. Conheça. Assine. Mobilize.



Como é hoje?


Hoje, os representantes do povo no Legislativo (deputados federais, deputados estaduais e vereadores) são eleitos pelo voto proporcional, isto é, os partidos políticos ganham cadeiras em proporção ao número de votos que seus candidatos recebem em todo o Estado (ou cidade). Quanto mais candidatos, mais votos. Um mês após a eleição, 30% dos eleitores já não se lembra em quem votou, pois vota sem conhecer bem os candidatos. Este número aumenta para 70% em relação às eleições anteirores. Uma vez eleitos, os representantes também não se lembram dos eleitores e agem no Legislativo sem prestar contas a eles.


O Voto Distrital


O voto distrital é um sistema de voto majoritário no qual um Estado (ou cidade) é dividido em pequenos distritos com aproximadamente o mesmo número de habitantes. Cada partido indica um único candidato por distrito. Cada distrito elege um único representante pela maioria dos votos.


Que tipo de Voto Distrital o Movimento defende? Puro ou Misto? O movimento #euvotodistrital defende o sistema majoritário de dois turnos. Essa modalidade, além de trazer todos os benefícios do Distrital como conhecemos, preserva os interesses das minorias ao exigir segundo turno, caso o candidato não tenha 50%+1 dos votos.


O que muda?


Aumenta a fiscalização sobre os políticos; diminui o custo das campanhas políticas; estimula a redução de partidos; aumenta o enraizamento dos partidos na sociedade; fortalece o Poder Legislativo; traz nova dinâmica de Governabilidade; melhora a relação representante / representado; mais representantes que convivem com a população no dia-a-dia serão eleitos.



Participe dessa campanha no Twitter e no Facebook


Informações mais detalhadas no Site: Eu Voto Distrital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de Comentar leia nossa politica de privacidade e termos de uso.

*Não use palavras de baixo calão

*Comente sobre o post, caso contrário, o comentário será deletado

*Não faça publicação desprovido de interesse(SPAM)